quarta-feira, 6 de junho de 2012

     Uma boa maneira de inspirar a ideia da preservação, estudos e respeito com os oceanos, é conhecendo um pouco mais sobre os estudantes e profissionais que dedicam suas vidas a este propósito... A partir de hoje iniciaremos uma série de depoimentos, retratando as experiências, atividades e opiniões destas pessoas. E o que não pode faltar também, dicas pra quem pretende ou já começou a se dedicar aos estudos ambientais de uma forma geral.
     Para abrir esta série, trouxe o depoimento de uma oceanógrafa, que além de me inspirar, foi muito importante logo que ingressei na faculdade de oceanografia... bem como todos do laboratório de mergulho da Univali.
    Ju!!! Muito obrigada por aceitar participar do blog... parabéns pelo seu amor e dedicação ao teu trabalho.


DEPOIMENTO 1:
             Juliana Freitas, oceanógrafa com muito prazer! Sempre com satisfação eu falo isso...
     Conheci o curso de oceanografia no início dos anos 90, quando pouquíssimas universidades tinham esse curso. Quando me perguntavam o que eu ia querer ser quando crescesse, a resposta era sempre: - “Sei lá, no meio do mar...“
     Foi minha mãe que me apresentou o curso de oceanografia, e me apresentou da melhor forma possível: - “Não é pra ver peixinho ou mergulhar com golfinhos! O curso é integral e vais ter que trabalhar... Tem muuuito cálculo, física, geologia... Tá afim?” Eu tinha uns 14 anos e fui amadurecendo a ideia, não demorou muito pra eu ter certeza que queria ser oceanógrafa. 
     Entrei na UNIVALI em 2002 e logo comecei o primeiro estagio, com ecologia bentônica. Meu primeiro encanto, como pode ser tão perfeito! E como essa parte do ecossistema marinho sendo alterado pode afetar toda uma cadeia! 
Em 2004 fiz o curso de mergulho na própria universidade, e descobri o Mergulho Científico.        Maravilha, eu podia estudar a macrofauna bentônica utilizando o mergulho científico como ferramenta para as minhas pesquisas!!  Mas decidir em qual área da oceanografia queremos atuar depois de formados é difícil. Durante essa jornada, percebi a importância de estudar oceanografia química, entendi que todos os processos hidrodinâmicos envolvem cálculo e física, as minhas tardes na praia nunca mais foram as mesmas depois das aulas de geologia... E mergulhar definitivamente não é só pra ver peixinho...
     Hoje trabalho na universidade do Vale do Itajaí como mergulhadora científica. Todos os projetos dentro da universidade que envolvam o mergulho como ferramenta de pesquisa eu participo. Consigo me envolver em todas as áreas da oceanografia, e ir um pouco além. E todos os dias tem um artigo científico novo pra ler, uma pesquisa pra fazer, um projeto pra implementar, um plano pra ajustar... Não quero nunca parar de estudar oceanografia! E nem vou! 
     Outro campo que atuo é com consultoria ambiental. Todo oceanógrafo tem um olhar crítico para empreendimentos relacionados ao ambiente marinho. Eu tinha um medinho disso, porque sabia que teriam trabalhos em que eu não concordava, que sabia que alteraria o meio ambiente. Mas se você tem a legislação a seu favor, não há o que temer (outro medo, algumas leis ambientais brasileiras são muito falhas...). Você precisa se manter imparcial, apenas fazer o trabalho dentro da legislação, com ética e bom senso. Hoje em dia é um mercado de trabalho grande pra nossa profissão, que abrange todos os ramos da oceanografia. Tem muitas empresas específicas (atuando, por exemplo, apenas com plâncton, bentos, parâmetros físicos...) e empresas de consultoria ambiental que articulam todas as áreas. 
     Obrigada Shanan por me lembrar de como tenho orgulho da minha profissão! Espero que todos tenham a mesma satisfação que eu tenho, seja qualquer área de atuação. E sejamos sempre éticos! Beijos, com carinho, Ju.

2 comentários:

  1. Eu não sabia o que estudava a Oceanografia até que a Shanan entrou na faculdade, e vendo a paixão dela e da Juliana, tenho mais esperança de que vocês serão a salvação deste planeta maravilhoso em que nos encontramos. Sem querer ser presunçosa, espero que minhas humildes palavras possam ser um incentivo para vocês manterem esta paixão. Tenho orgulho de pessoas que controem enquanto outras só fazem por destruir!!! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cacá... Sabias palavras. Com certeza, com a paixão de quem dedica a vida para a Oceanografia, podemos começar a ajudar um pouquinho o planeta. E não apenas nós que estudamos a área, como todo cidadão... conscientizando-se, e esse é um dos propósitos do blog. Juntos faremos a diferença!

      Excluir